O diabo conhece nossos pensamentos?

Publicado: 14/10/2011 em Assuntos Polêmicos, Estudo da Palavra, Jovens de Cristo, Vida Cristã

Essa semana me fiz a seguinte pergunta:
“O diabo conhece nossos pensamentos?”
A grande maioria dos evangélicos já ouviram que não; o diabo não tem poder de conhecer o que pensamos. Mas quais são as bases bíblicas para tal afirmação?

Estudando um pouco a Bíblia, percebemos que não há uma menção direta sobre essa pergunta, mas existe uma linha de pensamento que podemos seguir através da Palavra. Vejamos os versículos abaixo:

Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre. I Cr 28:9

Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. Jr 17:10

Vemos através desses dois versículos que conhecer o pensamento humano é um atributo divino; é o Senhor quem esquadrinha nossos pensamentos. E Deus não divide seus atributos; somente Ele é onipotente, onipresente e, muito relevante para esse caso, ONISCIENTE. Somente Ele conhece todas as coisas e isso inclui os nossos pensamentos; nem anjos, nem demônios conhecem.

Aí você se pergunta: mas como, em diversos casos, vemos o diabo acusando e apontando erros nas pessoas? Aí eu te respondo: tá com consciência pesada, né?

Respire aliviado. Acompanhe o versículo abaixo:

Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus…
João 13:2

Aqui vemos como o diabo age na mente da pessoa; ele a influencia. E se o diabo influencia uma pessoa e essa pessoa nitidamente aceita essa influência, é lógico que o diabo saberá o que se passa na cabeça da pessoa. Não por onisciência, mas simplesmente porque é um pensamento influenciado por ele mesmo. No momento do versículo acima o diabo tinha pleno conhecimento do que se passava na cabeça de Judas porque ele tinha total influência sobre o jovem Iscariotes.

Portanto, agora que sabemos que nossos pensamentos não são abertos ao público e que o diabo conhece apenas os pensamentos influenciados por ele, temos uma máxima a seguir: nunca, jamais sermos influenciados pelo diabo. Mas como não sermos influenciados pelo coisa ruim? Simples. Começou a pensar algo ruim sobre uma pessoa? Tente mudar esse pensamento. Pensamentos de lascívia? Mude de pensamento. Raiva, indignação, inveja, ciúme? Nem preciso dizer. Fazendo essa gerência sobre nossos próprios pensamentos e sentimentos, pedindo a Deus que nos dê força para evitá-los e buscando a graça do Senhor; dessa forma nos mantemos livres da ingerência maligna.

Agindo assim, não daremos brechas para que o diabo nos acuse e, principalmente, teremos nossos pensamentos limpos do que é corrosivo a nós mesmos.

No entanto, é preciso estar com o espiritual mais forte do que o carnal. Sob a proteção de Deus, cultivando um relacionamento íntimo com Ele, buscando evitar o pecado e não se deixando abraçar as coisas proibidas.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

Fonte Consultada: http://blogs.gospelmais.com.br/papodeteologo/o-diabo-conhece-nossos-pensamentos/

comentários
  1. Hiago Christian disse:

    Quero frequentar este site mais vezes, porque foi uma benção para mim esta mensagem.
    Ame o SENHOR de todo o teu coração.
    Deus lhes abençoe!

  2. Liana disse:

    Obrigada pelo esclarecimento.

  3. Marcio disse:

    Muito bom e que DEUS te abençõe!!!!

  4. Osvaldo disse:

    Gostaria que você me explicasse como o diabo consegue se apossar da mente e do corpo de alguma pessoa sem ter o poder de ler a mente dela. Desde já obrigado.

    • Olá Osvaldo, não sou conhecedor de possessões demoníacas, no entanto acredito que se não estamos sob a proteção de Deus, estamos sujeitos a sermos corrompidos pela maldade de satanás, bem como sermos usados por ele e seus demônios, sob a forma de possessão sim… Então, vigiai e orai para que Deus seja teu proprietário, de modo que ninguém além dele tenha permissão para te tocar.

  5. Junior disse:

    Entao o diabo só vai saber se estamos pensando oque ele tenta nos influenciar pelas nossa reacao ou pelo que falamos, por isso devemos tomar cuidado oque falamos, e se nos pensar o pensamento influenciado por satanas mas ficar quetos e mudar os pensamentos que ele ta tentando influnciar ele nao sabe se estamos pensando? É isso?

    • Oi Júnior, respondi parte da tua pergunta ao Antônio. Não sei se temos essa força de mudar nossos pensamentos para enganar o diabo, pois ele é muito mais esperto e inteligente que nós. Acredito que se estamos fortes com Deus, devemos ter a força para repelir pensamentos que nos afastam de Deus e buscar encarar o sentimento de culpa como algo para se redimir e buscar perdão com coração contrito, para ser purificado; e não nutrir a culpa para se sentir distante de Deus e desemparado.

  6. Antonio disse:

    satanas só ira saber se estamos pensando oque ele quer influenciar pela nossa reacão ou pelo que falamos, caso contrario ele nao sabe ?? é isso?

    • Olá Antônio, exato. O único que conhece teus pensamentos é você e teu criador, ou seja, nosso Senhor. O diabo pode saber o que pensamos se os deixamos evidentes diante de alguma circunstância… E agora, algo pessoal, quando eu oro a Deus, eu lhe peço que minhas palavras sejam blindadas, de modo que eu orando e expondo minhas fraquezas, elas não sejam entendíveis e nem fiquem ao alcance de satanás.

      Abraço, Deus esteja contigo hoje e sempre!

Deixe um comentário